A chegada do Outono é também sinónimo da entrada no período do ano em que o vírus da gripe se encontra mais ativo, que normalmente ocorre entre Novembro e Março. A gripe é uma doença aguda viral cujos sintomas se manifestam subitamente, sendo os mais frequentes mal-estar, dores musculares e febre alta. Isto afeta predominantemente as vias respiratórias sendo transmitido por partículas de saliva expelidas através de espirros, tosse e de superfícies contaminadas.
Para a prevenção da gripe é aconselhado tomar várias medidas de prevenção, sendo a vacinação a mais importante e eficaz. Para além desta, manter um estilo de vida equilibrado e praticar exercício são também essenciais. A toma da vacina é recomendada para toda a população mas em especial para pessoas que têm maior risco de sofrer complicações tais como:
- Pessoas com 65 ou mais anos de idade;
- Doentes crónicos;
- Diabéticos em fase de tratamento;
- Grávidas;
- Outros doentes que diminuam a resistência às infeções.
Se sentir algum dos sintomas associados à gripe, é importante respeitar os cuidados indicados pelo Serviço Nacional de Saúde e contactar a linha de saúde 24 seguindo todas as indicações.
Este ano, devido ao surto pandémico de coronavírus torna-se ainda mais importante estar atento a qualquer alteração que possa sentir no seu organismo, sobretudo porque alguns sintomas podem ser comuns em cenários tão diferentes como constipação, gripe e Covid-19. A tabela que aqui deixamos pode ajudar a clarificar:
Apesar de tudo, é importante recordar que este artigo é meramente informativo e não deve ser encarado como instrumento autodiagnóstico. Em caso de dúvidas, consulte o site de Avaliação de Sintomas da Saúde 24 ou ligue para Linha Saúde 24 – 800 24 24 24.